Métodos de Conservação

     A preservação e conservação dos alimentos se impõem em todas as fases que precedem o seu consumo, o que se consegue através de vários processos, baseados no extermínio parcial ou total dos microrganismos e enzimas deteriorantes e da anulação dos fatores predisponentes da alteração.

Os mais importantes métodos são os seguintes:

  • Conservação pelo calor: Para esses métodos, são usadas temperaturas superiores a 21ºC e visam eliminar os microrganismos incovenientes. A intensidade e o tempo de exposição do calor, poderão originar a alteração de seu valor nutritivo e modificações da natureza histológica, física e química.

               – Branqueamento: É o processo térmico de curto tempo de aplicação, com características de pré-tratamento, pois antecede o início de outros processos, como o de congelamento e de hidratação de verduras. O branqueamento desenvolve como principal função, ajudar a limpeza do alimento, reduzindo a quantidade de microrganismo de sua superfície.

               – Tindalização: Neste processo, se faz o aquecimento de maneira descontínua, em um recipiente fechado, onde é alojado o produto, sob temperatura de 60º e 90 ºC. Este processo, dura alguns minutos e se repete por 3 a 12 vezes, com o objetivo de se conseguir a destruição de todos os microrganismos.

               – Pasteurização: A pasteurização tem como objetivo o extermínio da flora banal e a eliminação total da flora microbiana patogênica. A temperatura utilizada não passa os 100ºC e pode ser obtida por água quente, calor seco, corrente elétrica e por radiação ionizante. A sua temperatura e o seu tempo de duração, estão condicionados à carga de contaminação e às condições de transferência de calor através do alimento. A pasteurização é especialmente indicada para o leite, creme de leite, manteiga, frutas, sorvetes, embutidos, compostos, cerveja e ovos líquidos enlatados. 

 

               – Esterilização: Esse método visa a destruição das floras normal e patogênica presentes em alimentos, com finalidade de previnir sua deterioração e eliminar agentes nocivos à saúde. O processo de esterialização,  entretanto, não produz no alimento a eliminação absoluta de microrganismos, pois a cifra de destruição é de 99,99%.

               – Apertização: Corresponde ao aquecimento do produto já elaborado, envasado em latas, vidros e plásticos autoclaváveis.

  • Conservação por defumação: Se realiza em seguimento a outros processos, como, por exemplo, os de salga, de dessecação e etc. A defumação não é só mais um método de conservação e sim um processo através do qual o produto adquire particularidades de geral agrado.
  • Conservação por radiação: Pode ser usado como meio direto para a conservação e como complemento para reforçar a ação de outros processos já utilizados.
  • Conservação por frio: Neste método, os processos empregados são: pré-refrigeração, refrigeração, congelamento, supergelação e liofilização. As baixas temperaturas, em seus diversos graus, exercem ação direta sobre microrganismos, que, em sua temperatura sensível, ficam inibidos ou destruídos. O frio também retarda ou anula as atividades enzimáticas e as reações químicas.
  • Conservação por salgamento:  Impede a proliferação dos micróbios, além de dificultar a ação dos microrganismos. Com esse processo, a carne se mantem conservada por cerca de 2 a 3 meses, podendo ser usado em carne de boi, peixe e porco. Esse é o método mais fácil de conservação.

                              capocolli.jpg

4 Comentários Add your own

  • 1. Manoel  |  Setembro 24, 2007 às 12:08 am

    Isso ai tá bom pacarái velho!

    Responder
  • 2. Leticia  |  Setembro 23, 2009 às 1:06 pm

    Do salgamento ta pequeno maiis ajudou bastante ..
    Beiiijo ;*

    Responder
  • 3. juliana  |  Outubro 5, 2009 às 10:31 pm

    eu queria saber mais sobre os PRINCIPAIS ALIMENTOS que são conservados pela SALGA ??

    Responder
  • 4. julia  |  Abril 3, 2010 às 12:29 pm

    gostei me ajudou muitoo no trabalhoo de ciencias

    Responder

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: