Cuidados

      As dicas de como conservar, as dicas na hora da escolha, a importância dos rótulos, o que deve ser congelado e o que guardar na geladeira são todos cuidados que devemos ter para garantir um alimento saudável.    

      Na hora da escolha e da compra do seu alimento devem ser observados alguns fatores, a época da estação, o cheiro, a textura e a cor do alimento. Vão aí algumas dicas para facilitar na hora da escolha do seu produto:

1- Carne bovina e de porco:

      Quando frescas, apresentam gordura branca e firme, cor vermelho-brilhante e cheiro agradável. Não compre se a carne estiver escura ou esverdeada, se o cheiro for desagradável e é necessário o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

2- Frango e aves:      

Bons quando a cor da pele variar do branco ao amarelo, a superfície for brilhante e firme ao tato. Verifique o carimbo de inspeção (SIF) e a validade.

3- Ovos:      

Quando novos, casca pouco porosa, bem limpa e sem rachaduras. Para saber se o ovo está velho, é só colocá-lo numa vasilha com água e sal. Se ele flutuar, é porque está velho. Não use o ovo também se a clara ou gema grudarem na casca.

4- Peixes camarão e mariscos:     

Estão frescos quando os olhos são arredondados, a guelra é vermelha, o cheiro é suave, a pele está brilhante e as escamas firmes, o camarão precisa estar com a cabeça presa ao corpo, olho brilhando e cheiro agradável.

5- Miúdos (coração, fígado, rins, língua):      

Estão bons quando a superfície é brilhante, firme ao tato e a cor é regular, sem pontos brancos. É importante também que não haja mau cheiro.

6- Embutidos (salsicha, lingüiça, salame, mortadela, presunto):      

A cor deve ser original, sem fungos ou corantes demais. Salsicha e lingüiça não podem ter bolhas de ar ou apresentar líquidos.

7-Os produtos embalados:

 

Nos produtos embalados é necessário verificar o prazo de validade, o modo de conservação e de preparo. A embalagem precisa estar perfeita. Não pode estar estufada, enferrujada, amassada ou rasgada. Só compre produtos com selo de garantia do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do ministério da agricultura. Observar se o local de armazenamento está em boas condições, se as prateleiras estão limpas, os frízeres ligados na temperatura adequada. O produtor e indústria devem estar identificados no rótulo, assim como o número de registro do estabelecimento.

Conservar o alimento da melhor maneira para que ele não estrague requer alguns cuidados, como por exemplo, as condições de temperatura, umidade no local de armazenamento entre outros fatores, que servirão de dicas para você conservar seu alimento da melhor maneira possível, são alguns deles:

      Os alimentos não-perecíveis podem ser armazenados à temperatura ambiente e devem estar livre de umidade. O local de armazenamento deve ser arejado e limpo.       

      As Hortaliças e frutas não podem ser expostas ao sol, enquanto as raízes, as frutas e tubérculos que estiverem maduros devem ser guardados em locais secos e livres de insetos. Precisam estar sempre em locais frescos ou serem mantidos na geladeira, para que não acabem ressecados ou apodrecidos. Conservar o alimento traz algumas questões, como por exemplo, o que guardar na geladeira? O que deve ser congelado? Ou o que fazer para que o alimento não perca seu valor nutritivo?      

      Os produtos que precisam de refrigeração são aqueles que estragam mais facilmente. Nas temperaturas de refrigeração também pode haver crescimento de microorganismos, portanto, é importante que a geladeira não esteja com excesso de produtos, pois isso afeta sua capacidade de resfriamento sendo prejudicial para a conservação do alimento e causando perdas. A carne só pode ser guardada na geladeira se for usada no mesmo dia ou se não terá que ser congelada. Alguns alimentos que devem ser guardados na geladeira: ovos, leite, manteiga, alguns vegetais e frutas, além de embutidos. De forma alguma devemos botar na mesma prateleira alimentos crus com alimentos cozidos, porque os alimentos crus podem contaminar os alimentos já cozidos. Nunca forre a prateleira da geladeira com plásticos ou toalhas, pois irá dificultar a circulação do ar frio, prejudicando o bom funcionamento da geladeira. E por último, mantenha os alimentos em recipientes bem fechados e mantenha sempre o refrigerador limpo.

       Os produtos que devem ser congelados devem ser mantidos em uma temperatura por volta de -18°C, para evitar o crescimento de microorganismos e o processo de deterioração. Carnes, aves, pescados e hortaliças não devem ser congelados novamente se já tiverem sido descongelados.

       As frutas e as hortaliças são os alimentos que perdem com mais facilidade seu valor nutritivo. E o que deve ser feito para que isto não ocorra? Aí vão algumas recomendações:

-As frutas devem ser consumidas quando ainda frescas. Pois quando maduras os nutrientes vão se perdendo.

-Não cozinhe demais os alimentos.

-O melhor é preparar as verduras no vapor.

-O ideal é que esses alimentos sejam consumidos inteiros ou em pedaços. Pois quando batido no liquidificador algumas frutas perdem vitamina C, por exemplo.

-Não ponha o alimento em grandes temperaturas, prefira o fogo brando.

      E, por último, para finalizarmos a parte dos cuidados que é muito útil para você possuir um alimento saudável, vamos mostrar a importância dos rótulos dos alimentos. É pela rotulagem que as empresas produtoras de alimentos se comunicam com os consumidores. Com a leitura do rótulo, é possível conhecer melhor o produto. Seguir as instruções de preparo e armazenamento ajuda no rendimento e na conservação do valor nutritivo do alimento. Também pode facilitar o seu aproveitamento pelo organismo. Algumas informações são obrigatórias nos rótulos, são elas:

-Lista de ingredientes, a não ser que seja um produto único, como leite. Conteúdo líquido em peso ou volume.

                                imagem1.JPG

–  Identificação de origem, com endereço do fabricante ou importador.

– Identificação do lote.

– Prazo de validade

– Preparo e instruções de uso e conservação

– Lista de ingredientes

1 Comentário Add your own

  • 1. conservacao  |  Setembro 28, 2007 às 12:04 am

    é acho que já sei escolher meu alimento

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d bloggers like this: