Intoxicação Alimentar

          A intoxicação alimentar é causada ao se consumir alimento ou água contaminados com bactérias patogênicas, toxinas, vírus, príons ou parasitas. 

 Possíveis Causas de Contaminação: 

– Inapropriado manejo, estocagem e preparação da comida. 

– Contato entre o alimento e moscas, ratos, baratas, etc.

– Consumo acidental de substâncias venenosas, tais como: certos cogumelos e peixes.

Processos mais comuns de contaminação:

– Intoxicação por salmonela (contaminam todos os tipos de carne usados na nossa alimentação, antes mesmo do animal ser morto).

– Intoxicação por clostrídios (bactérias presentes no ar, na poeira e no chão, disseminadas pelas moscas, se tornando ativa durante o cozimento dos alimentos).

– Intoxicação por estafilococos (geralmente está presente na superfície da pele, principalmente em torno do nariz e, também, em certas infecções cutâneas, tais como cortes sépticos, espinhas e furúnculos. Se a pessoa estiver com um corte infeccionado ao preparar os alimentos, por exemplo, pode contaminar a todos que irão ingerir esse alimento). 

Sintomas: 

O tempo entre o consumo de alimentos contaminados e os primeiros sintomas é denominado período de incubação e pode variar de horas a dias, ou raramente de meses a anos, dependendo da quantidade ingerida e do agente causador da contaminação.

Durante o período de incubação, micróbios passam pelo estômago até o intestino, prendem-se às células do revestimento da parede do intestino e começam a se multiplicar lá. Alguns tipos de micróbios ficam no intestino, outros produzem toxina absorvida pela circulação sanguínea e uns podem invadir diretamente tecidos mais profundos do corpo.  

São inúmeros os sintomas, destes podem ser citados:

– Febre

– Vômito

– Náusea

– Dor de cabeça

– Dor Abdominal

– Cansaço

– Diarréia

 

Em grande parte dos casos, a pessoa infectada costuma se recuperar após um curto período. Mas a infecção alimentar é capaz de gerar problemas de saúde permanentes e até mesmo levar a morte, principalmente no caso de mulheres grávidas (assim como seu feto), idosos, bebês e pessoas doentes ou com o sistema imunológico fraco.

 Métodos para evitar a contaminação alimentar:

  • Lave sempre as mãos depois de ir ao banheiro e antes de preparar os alimentos. Se você tiver um ferimento nas mãos ou nos braços, proteja-o com esparadrapo e use luvas de borracha.
  • Lave bem frutas e verduras em água corrente, sobretudo se você pretende ingeri-los crus.
  • Certifique-se de que os alimentos estão sendo cozidos da maneira certa. Em caso de dúvidas sobre a temperatura da água ou o tempo de cozimento corretos, consulte um bom livro de culinária.
  • Degele completamente a carne de aves antes de levá-la ao fogo. As carnes de vaca, carneiro e peixe podem ser cozidas logo depois de serem tiradas do congelador.
  • Se você fez um ensopado e pensa utilizá-lo em mais de uma refeição, cozinhe rapidamente, cubra e conserve num lugar frio, de preferência na geladeira. Esta precaução é particularmente importante se você pretende comê-lo frio ou deixá-lo para o dia seguinte.
  • Se quiser manter a comida quente para alguém que chegará depois, mantenha-a aquecida a uma temperatura superior a 60ºC.
  • Quando você for requentar a comida, faça-o de maneira que ela seja totalmente reaquecida ou requente apenas a quantidade que você irá comer realmente.
  • Não deixe a carne crua entrar em contato com a que está cozida ou assada. Evite comprar em estabelecimento onde carnes cruas e cozidas ficam juntas. 
  • Mantenha peixes, carnes, ovos e laticínios na geladeira até o momento de prepará-los;
  • Não espere mais do que 2 horas para servir os alimentos;
  • Cuidado com a água de torneira. Na dúvida, beba água mineral.
  • Tenha cuidado ao se alimentar em locais públicos, como barracas de rua.

      lavar_maos.jpg

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d bloggers like this: